Pequenas novidades

Provavelmente os proximos posts com resultados mensais acontecerão entre os dias 1 e 10 do mês seguinte, porque a grana tá demorando um pouco pra entrar.

Nesta semana compramos NTN-B principal no site do Tesouro Direto. Depois de conseguir a senha, foi mais fácil do que eu imaginava.
Pegamos uma taxa de 6,47% a.a. pra um vencimento em 2015.
Pra quem não sabe, a NTN-B paga IPCA + taxa.

Aprendi que é incorreto falar que paga IPCA + juros de 6,47% porque essa porcentagem de 6,47 na verdade é variável, pactuada no ato da compra. Por isso é uma taxa e não juros. Algo assim.

Não foi uma compra muito expressiva, mas não será a última. Achamos interessante ter alguma parcela do patrimonio seguindo indices de inflação.
Também pretendemos futuramente comprar LTN. Enfim, queremos diversificar um pouco nossa parcela de baixo risco.

Fizemos um resgate total num fundo do Geração Futuro. Entrei no fundo no auge da crise (morrendo de medo) e por isso resgatei com um lucro espetacular, mas a verdade é que 2010 passou em branco.
Tudo bem que o IBOV passou em branco também, mas eu sempre tive melhor desempenho nesse fundo.
Depois da crise e depois do Geração se tornar um banco, não sei bem qual foi o maior motivo, o fundo perdeu muito da agressividade. Era um fundo bem small cap violento e agora parece um fundo do Banco Bradesco, e cobra 4% de taxa de adm. Acho que pode ser também pelo tamanho. O patrimonio do fundo cresceu absurdamente e não deve ser viável alocar tanto patrimonio só em small caps sem causar alterações ruins na liquidez dos papéis.

A grana desse fundo eu coloquei num indexado ao ibov do meu banco com uma taxa de adm bem menor.
Assim espero melhorar um pouco meu relacionamento lá e, tendo alguma coisa seguindo o ibovespa, devo aliviar a dor de corno se a bolsa disparar, já que eu to sempre limitando os ganhos da nossa carteira com lançamentos cobertos de opções.

Espero poder postar nossos resultados de janeiro na semama que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário