Resultado de março

total acumulado: 367.086 reais

Ficamos só um pouquinho acima da meta do mês, isso porque a bolsa teve uma semana boa. Hoje já está virando e não sei onde vai parar. As estatais Vale e Petr estão apanhando muito.

Hoje disponibilizamos pra aluguel (BTC) tudo que temos em carteira, menos petr4.
Pedi da seguinte forma:
bbas3 - 3%a.a.
geti4 - 3% a.a.
vale5 - 2%a.a.

São taxas altas pra BTC, mas eu ouvi falar que existem chances de funcionar.
Isso porque o BTC não é como um book de ofertas da Bovespa. Não é necessariamente a melhor oferta que vai na frente.
As vezes um aluguel com taxa mais alta é fechado por causa da quantidade de lotes.
As vezes um aluguel acontece compulsoriamente varrendo varias ofertas independentemente da taxa cobrada.

Resolvi alugar Vale porque temo que ela suba rapidamente a qualquer momento. Não quero estar preso a strike de opção porque ela está bem abaixo do nosso preço médio e acreditamos bastante que vai recuperar o valor.

Na Petr existem alguns motivos pra não querer alugar.
O principal é que compramos num valor razoavel e podemos realizar lucro.
Também posso trabalhar com lançamento em mais de um strike ou posso lançar coberto apenas metade dos lotes.
Temos mais flexibilidade porque temos uma quantidade de lotes suficiente pra diluir de maneira viável os custos das operações chegando a um risco/retorno agradável.
Não achamos que ela pode valorizar rapidamente no curto nem no médio prazo por causa dos planos de investir altas somas por vários anos sem um retorno imediato.


Hoje também compramos mais NTN-B-principal com vencimento em 2015.
Arredondando, temos 17.500 reais em titulos do tesouro.

Livros:
Terminei de ler dois livros:

A Bola de Neve, de Alice Schroeder
Gostei muito. Na promoção do Submarino sai por menos de 9 reais. Um excelente preço!
Achei que ilustrou de um angulo novo pra mim importantes passagens da historia dos Estados Unidos além de mostrar como o Warren Buffett é uma figura. Conta histórias da família desde antes de seu nascimento até depois do subprime. Narra diversas "aventuras" de Buffett na administração das suas sociedades. Realmente impressionante.

Warren Buffett E A Análise De Balanços, de Mary Buffet e David Clark 
Esse livro na minha opinião não vale o preço. E olha que eu comprei achando barato hehehe.
Ele é muito repetitivo. Tem muito pouco assunto espalhado em letras grandes e frases repetidas.
Até que mostra, muito superficialmente de maneira muito basica, alguns conceitos de contabilidade e analise dos fundamentos das empresas de acordo com a interpretação e regras que, segundo os autores, seriam de extrema valia para Warren Buffett.
Até que gostei de ler, mas se tivesse conseguido o livro emprestado teria me sentido melhor ao terminá-lo.

Estou lendo simultaneamente "Contabilidade Para Não Contadores" e "Avaliando Empresas, Investindo Em Ações"
A cada página eu me sinto menos ignorante, mas não tenho tido tanto tempo pra ler ultimamente. Quando eu terminar, coloco aqui os comentários.
Depois vou juntar todos os comentários de todos os livros num post só pra facilitar.

Para o mês de abril, apenas vamos tentar manter a linha.

Até a proxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário