Como funcionou o FGC na falencia do BVA

|Como recuperei meu dinheiro pelo FGC na falencia do Banco BVA

O FGC  é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores, que permite recuperar os depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira, até determinado valor, em caso de intervenção, de liquidação ou de falencia.

 A LCI é uma das aplicações com garantia do FGC até um total de 250 mil reais.
Na verdade, o FGC garante 250 mil reais por CPF, por instituição financeira.
Ou seja, se você tem CDB, LCI, fundos num determinado banco, e a soma de todos eles dá menos que 250 mil, você está totalmente coberto.
Veja aqui o que o FGC garante

Agora vou falar de uma experiencia minha com o FGC.
Isso é bem legal porque normalmente ouvimos falar dessa garantia mas não temos idéia de como funciona.

Certa vez apliquei uns 6.000 reais numa LCI do banco BVA. Isso foi em 2012.
O FGC nem garantia 250 mil na época.

 A LCI tinha uma taxa muito boa e o banco era bem ranqueado pelas Fitch ratings da vida.
Depois da quebradeira do subprime nos EUA, todos com rating AAA, esse ranqueamento deixou de ter valor pra mim.


A aplicação vencia em dezembro de 2012 mas em outubro foi decretada a intervenção no banco BVA.

Eu fiquei sabendo da intervenção pelos sites de noticias. A corretora por onde eu fiz a aplicação não se manifestou.

Corri no site do FGC e a nota oficial dava conta da intervenção e que as aplicações ficariam congeladas enquanto se decidia o que fazer com o banco. Tudo bem claro e fácil de encontrar.



As opções deles eram a venda ou a liquidação.

Meses se passaram até o FGC soltar outra nota informando que não foi encontrado comprador para o banco sob intervenção e então esse banco seria liquidado e os valores aplicados seriam devolvidos.

Mais algum tempo depois saiu a lista informando a partir de qual dia e em qual agencia do banco Bradesco cada pessoa deveria buscar seu dinheiro.

Fui na primeira data ao banco, apresentei meus documentos e informei o numero da minha conta corrente para onde queria que transferissem meu dinheiro. E assim foi feito. TED no mesmo dia.

Recuperei meu dinheiro investido em um banco que foi liquidado. O lado ruim é que passaram-se 6 meses desde o início da intervenção com o valor congelado, sem render nem um centavo.

Mas mesmo assim acho que vale a pena, pois uma liquidação de banco é uma excessão. Não acontece todo dia.
Vale sempre a boa regra da diversificação dos investimentos para diluir o risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário