Por que eu pivotei?

No mundo do empreendedorismo, nós ouvimos sempre lindos discursos sobre resiliencia, perseverança, insistência, garra, paixão etc.

Sou um empreendedor ruim?

Eu traço um paralelo com o futebol.

Se eu decido ser jogador, quero ser igual ou melhor que o Pelé, Romário, Ronaldinho...
Pra cada um desses, existem centenas de milhares de jogadores que não alcançam nem uma fração do sucesso deles.
Nem todos são pernas de pau.
Eu acredito nos fatores externos. Podem não ser decisivos mas podem influenciar fortemente, na minha opinião.

Eu decidi desmobilizar meu empreendimento principalmente por causa dos fatores externos.
Cometi vários erros, claro, mas a frustração veio das porradas que eu fui tomando ao longo da jornada.
Perdi o otimismo que eu tinha com o meu mercado por causa dos meus resultados.

Concluí que insistir no negócio seria suicídio.

A chave virou com força na minha cabeça quando eu contabilizei os prejuizos resultantes da greve dos caminhoneiros em 2018.

Me senti um merda por depender de uma cadeia complexa, multidiciplinar, de fornecedores,  prestadores de serviço e infraestrutura, que não atende de uma maneira minimamente satisfatória, além do vai e vem das nossas regras economicas e politicas.

E eu não tinha absolutamente nenhum poder para mudar o cenário.

Sinto que tirei um peso das costas e tenho novamente controle sobre a minha vida e o meu patrimônio.

O desafio agora é liquidar e realocar.

O que vocês acham?
Empreendedorismo no Brasil é pra profissionais ou pra loucos?
Você ja teve coragem de montar seu próprio negócio?

Até a proxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário